• Monday , 18 December 2017

FP indica: Raio-X da base do Corinthians!

O globoesporte.com (clique aqui para ser direcionado ao site da postagem original) fez uma matéria bastante interessante sobre as principais características das categorias de base do Corinthians, um dos principais clubes formadores de atletas em nosso país.

Confira as informações principais abaixo:

Total de atletas: 300

Idades: de 9 a 23 anos de idade

Gasto mensal para manter a estrutura: 1,2 milhões/mês; (~14 milhões/ano)

Característica interessante: as categorias de base utilizam os mesmos sistemas de jogo da equipe profissional. Atuam em linha de quatro defensiva, com variações do 4-4-2, 4-2-3-1 e 4-1-4-1, seguindo orientações do técnico Tite.

Dos 9 aos 13 anos:

Existem muitas formas de chegar ao clube. A seleção para a sub-9, em parceria com o futsal, acontece por meio de uma competição interna chamada Copa Corinthians. De início, 66 garotos são escolhidos. Em 2015, foram 33 nascidos em 2006 e 33 nascidos em 2007.

O que é cobrado dos atletas? Basicamente, qualidade técnica e bom comportamento;

Atenção: Por lei, nenhum deles fica alojado. Os treinamentos acontecem no Parque São Jorge e, nas competições, é obrigatório que o técnico alterne escalações e faça duas substituições no intervalo e as restantes permitidas na segunda etapa. O objetivo é dar chance a todo o grupo.

Aos 15 anos:

Por lei, a partir dos 14 anos os jogadores já podem ficar alojados. Com contratos de formação, recebem ajuda de custo e iniciam trabalho menos lúdico e mais profissional. No sub-15, então, é que começam a definir suas posições em campo

O que é cobrado dos atletas? Objetividade no jogo, poder de decisão e perfil vencedor.

A partir dos 17 anos: 

Após a categoria sub-15, começa o chamado alto rendimento. Nesta idade, começam trabalhos de musculação, tração e treinamento regenerativo. Os jovens, que já assinam contrato profissional aos 16, são tratados como atletas.

Com reuniões mensais entre base e profissional, os destaques começam a ser monitorados pela comissão técnica de Tite, sendo convocados para compor treinos e participar de partidas.

A partir do sub-20, a coisa se divide. O técnico Osmar Loss trabalha com 32 nomes (nascidos entre 1995 e 1997), a nata da categoria. Outros 44 da mesma safra seguem para o Flamengo de Guarulhos, parceiro do clube que disputa a terceira divisão paulista, mas que compete no mesmo Campeonato Sub-20 que o Timão. O empréstimo divide os jogadores, dá experiência a quem não teria oportunidade e perspectiva a todos. Alguns voltam, e outros são negociados.

Em 2014, oito jogadores de até 20 anos foram cedidos a clubes portugueses por empréstimo. Há ainda jogadores de até 23 anos que seguem com contrato com o Timão e são usados pelo próprio Flamenguinho na disputa da Série A-3 do Paulistão. Hoje, são oito nesta condição.

A parceria com o clube de Guarulhos rende ao Corinthians um alojamento no estádio Antônio Soares de Oliveira, que comporta 60 jogadores entre 14 e 17 anos. Em 2016, o CT da base, em terreno anexo ao CT do profissional, receberá os garotos. Outro acordo em vigor na base é com o Salvador F.C., clube formador da Bahia que dá prioridade ao Timão na aquisição de atletas.

Veja a postagem oficial no site Globo Esporte.com clicando AQUI!

Fonte da Postagem: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2015/10/timao-desde-pequeno-entenda-como-surgem-novas-joias-do-corinthians.html

Confira as caracterisiticas das categorias de base dos principais clubes do país clicando AQUI!

Futebol Peneira. Simplesmente o maior site de peneiras do Brasil.

Deseja mais informações sobre essa peneira? Entre em contato conosco via FACEBOOK OFICIAL do FP!

Related Posts