• Tuesday , 20 November 2018

A diferença entre as peneiras e as avaliações de futebol

Você que está buscando se tornar um jogador de futebol precisa entender a diferença entre essas duas formas de seleção: as peneiras e as avaliações de futebol. Isso porque certamente você irá se deparar com os dois modelos e deve saber como se comportar em cada deles.

A peneira (também conhecida como peneirada ou peneirão) consiste em selecionar garotos a partir de um teste curto, basicamente composto por jogos do tipo coletivo em que os times são escolhidos por posição (goleiros, laterais, zagueiros, volantes, meias e atacantes), com os atletas sem nenhum entrosamento.
Claramente, é um teste que dificulta muito a escolha dos grandes talentos, uma vez que tem pequena duração (os atletas participam pouco do jogo) e não tem a capacidade de avaliar os principais elementos do jogo.
Apesar de toda a precariedade é ainda o modelo mais usado pelos clubes brasileiros em virtude do baixo custo e da possibilidade de abraçar o maior número de candidatos de uma só vez.

A avaliação, por sua vez, traz um conceito mais moderno, em que o futuro atleta é convidado ou selecionado a passar cerca de uma semana ou 15 dias dentro do clube, participando do mesmo treinamento dos outros atletas das categorias de base, dispondo da mesma estrutura e em pé de igualdade para mostrar todas as suas qualidades. Ou seja, com esse modelo é possível submeter o jovem a todas as valências da modalidade (técnica, físico, psicológica, organização tática…) por um período maior de tempo, o que permite a seleção dos mais qualificados para compor o elenco das equipes. Alguns clubes brasileiros já aderiram a esse modelo como o Santos, Goiás, São Paulo dentre outros.

Não importa qual modelo que aparecer para você, lembre-se sempre de se dedicar ao máximo para se destacar e ser selecionado! Mantenha-se no Futebol Peneira e saiba todas as informações necessárias para se tornar um campeão!

Related Posts