• Tuesday , 20 November 2018

O que são as famosas peneiras de futebol???

Se você é bom de bola e sonha em ser jogador de futebol, já ouviu, em algum momento de sua vida, a expressão “peneira”.

No futebol, “peneira” é a seleção feita pelos clubes, com o objetivo de descobrir novos talentos para integrar as suas categorias de base. Ou seja, dentre todos os candidatos que participam do teste somente alguns selecionados são “peneirados” para participar dos elencos dos respectivos times.

Não existe uma regra, mas na grande maioria dos clubes, os aspirantes a jogador (no caso, você!), são testados pelos avaliadores, em poucos minutos, simulando situações reais de jogo. Para tanto, são colocados em times, juntamente com outros aspirantes (o que muitas vezes prejudica o atleta pela falta de entrosamento), para que possam demonstrar, dentro de um coletivo, seu domínio de bola, passe, drible, chute, cabeceio, desarme, etc.

Atualmente existe uma tendência, que está partindo dos grandes clubes, de abandonar as famosas peneiras em favor de uma avaliação mais profunda e completa, submetendo os futuros atletas a um período mais extenso de testes, de forma que seja possível a seleção dos melhores jogadores e minimize eventuais perdas de grandes talentos. Mais sobre esse tema você pode encontrar aqui.

Além das peneiras, existem outros métodos que os clubes de futebol utilizam para selecionar jogadores para as categorias de base, são eles: os olheiros (avaliadores vinculados a um time de futebol e que procuram jogadores em partidas de várzea ou futebol amador) ou as escolinhas de futebol vinculadas ao clube (a maioria dos clubes hoje possuem essas escolinhas) – esse, porém, é o assunto de outro artigo: Clique AQUI!!!

Vale lembrar, que, em geral, as peneiras são muito disputadas, por isso, se você realmente sonha em ser jogador de futebol e não for aprovado na primeira tentativa, continue treinando e tentando… nós acreditamos no seu potencial!

Equipe FP!

Related Posts