• Tuesday , 20 November 2018

Quero ser jogador de futebol: os caminhos possíveis

Quer ser um jogador de Futebol? Saiba os caminhos possíveis!

A equipe FP, como você já sabe, tem como seu objetivo principal unir os novos talentos do futebol brasileiro com os principais clubes do país.
Mas você já se perguntou quais são as opções para você se tornar um jogador de futebol profissional? Sabe quais as vias para chegar ao time que você deseja ???
Na realidade, existem algumas possibilidades e certamente elas deixam passar muitos talentos do nosso futebol. Apesar dessa falha, vamos a elas:

1. Peneiras de Futebol: As famosas peneiradas (como você já viu AQUI!), são métodos rápidos que permitem o acesso direto aos clubes. Em uma data marcada, inúmeros interessados são testados, em geral, por meio de coletivos, com times escolhidos na hora e compostos por atletas que nunca jogaram juntos. A partir daí o clube seleciona alguns atletas para nova(s) etapa(s), em uma segunda data, até que os melhores são selecionados para integrar as divisões de base.

2. Avaliações Técnicas: Como uma nova ferramenta de seleção de atletas, essa tendência, utilizada principalmente por grandes clubes, abandona a forma simplista e grosseira das peneiras e disponibiliza aos atletas a chance de mostrar as suas qualidades em um período maior de tempo, incluindo-os dentro das atividades do time, colocando-os em contato com a equipe de profissionais, com toda estrutura do clube e com inúmeros métodos de treinamento (físico-técnico-tático) .
Para conhecer mais as diferenças entre as peneiras e as avaliações técnicas clique AQUI!

3. Escolinhas Oficiais: A equipe FP disponibiliza, dentre outros links, o contato das principais escolas de futebol dos maiores clubes do país. Por esse caminho, mais trabalhoso que os demais, o jovem deve se inscrever (pagando taxa mensal) e se destacar nos treinamento para ser indicado a um teste. Por exemplo, o São Paulo Futebol Clube, por meio dá sua escola oficial (São Paulo Futebol Center), abandonou as peneiras e somente seleciona os novos atletas por meio de indicações (seja da escolinha ou de olheiros profissionais).

4. Olheiros Profissionais: Preste muita atenção nesse tópico: existem muitos charlatões que se passam por olheiros de clubes, oferecem mundos e fundos e depois abandonam os atletas. Não acreditem em quaisquer promessas e peçam sempre as referências desses profissionais. A forma de seleção é criteriosa e os atletas de jogos de várzea, amador ou divisões de base que se destacam são escolhidos para serem testados ou compor, de forma direta, os elencos dos times.

5. DVDs: Alguns jogadores conseguem sua vaga através de DVD contendo as suas principais jogadas. É uma forma um tanto improvável, mas não impossível. Alguns sites como o pneira http://pnera.com/ (dos ex-craques Ronaldo e Zico) e o craquenet http://craquenet.com/br/home/ (do craque Deco e ex-jogador Rubens Júnior), oferecem uma interface para divulgação desses vídeos e tentam ajudar os jogadores a serem mais vistos.

Independentemente do caminho escolhido, é inegável a interferência exercida pelos empresários de futebol sobre os clubes, seja para ingresso ou manutenção dos atletas no clube. Não é excesso dizer que praticamente a totalidade dos atletas juniores/juvenis associam-se a esses profissionais. Como você viu aqui, sem dúvidas essa prática gera um desperdício de grandes talentos e a profissionalização de inúmeros jogadores de qualidade duvidosa.

O FP deseja todos sucesso independentemente do caminho escolhido!

 

Veja também

Related Posts